Sobre a cidade de Igrejinha

Igrejinha é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul localizado na mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e na microrregião de Gramado-Canela, mais precisamente no Vale do Paranhana, a uma latitude 29º34’28” sul e a uma longitude 50º47’25” oeste, estando a uma altitude média de 18 metros. Sua população estimada em 2009 era de 33 551 habitantes para uma área de 136,816 km². É um município que conta com as águas do rio Paranhana. Seu principal acesso é pela estrada RS-115, embora também seja atendido pela RS-020. A cidade é uma das maiores produtoras de calçados femininos do Brasil e também a 33ª cidade a ingressar na Região Metropolitana de Porto Alegre, conforme a Lei nº 13.853 de 22 de dezembro de 2011.

Colonizada por imigrantes alemães durante o século XIX, ainda hoje possui população predominantemente de origem alemã. O nome do município se deve a uma pequena igreja construída pelos imigrantes em 1863. Para celebrar as tradições de seus antepassados a cidade criou a Oktoberfest de Igrejinha.

Cultura e Patrimônio Cultural

– SUCI (Sociedade União de Cantores de Igrejinha): fundada em 23 de janeiro de 1887, quando também foi criado o primeiro coral, hoje é sede de diversos eventos, sociais e culturais da cidade de Igrejinha.
Fone: 51 3545.1074
Localização: Rua da Independência, 489, Centro

– Igreja Gabriel: o ano de construção da igreja, 1862, foi considerado o ano da fundação desta comunidade. Até 1874 esta era a única igreja em toda a região de Santa Maria do Mundo Novo.
Fone: 51 3545.1011
Localização: Rua da Independência, Centro

– Casa de Pedra: a primeira casa construída em alvenaria serviu como moradia da família de Tristão Monteiro e armazém de abastecimento para os primeiros imigrantes que chegaram na região.

Em 07 de dezembro de 2010, a Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, na tarde desta terça-feira(7), o projeto de Lei 205/2010, do deputado Alberto Oliveira (PMDB), que declara a Casa de Pedra como Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul.
Localização: Rua Tristão Monteiro, 2800 – Bairro Casa de Pedra – Invernada

– Praça Dona Luisa e Rua Coberta: ponto central da cidade de Igrejinha. Na Rua Coberta Ary Delmar Koppe, realizam-se vários eventos.
Localização: Avenida Presidente Castelo Branco, em frente a Prefeitura Municipal

– Fundação Cultural: criada em 28 de maio de 1998, disponibiliza espaços para diversas atividades culturais. Abriga a Biblioteca Pública Gustavo Adolfo Koetz, a Videoteca e Discoteca Municipal (Sala Elis Regina).
Localização: parque da Oktoberfest, Rua Arlindo Geis
Fone: 51 3545.3435

– Museu do Professor Gustavo Adolfo Koetz: guarda o acervo deste, que conta com peças antigas da história da colonização alemã e outras etnias do município, além dos instrumentos musicais do Professor Gustavo Koetz.
Localização: parque da Oktoberfest, Rua Arlindo Geis
Fone: 51 3545.3435

Funcionamento: de terças as sextas-feiras, das 9h às 12h e das 14h ás 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

– Vila Germânica: conjunto de construções arquitetônicas que remetem aos tempos da colonização alemã no município. As construções envolvem: Artesanato, Ferragem, Armazém, Igreja, Casa da Música, Casa do Imigrante.
Fone: 51 3545.3435

– Igrejinha também possui uma Feira do Livro, realizada na praça Dona Luiza durante a semana de aniversário de emancipação do município, no início do mês de junho.

– O encontro de motoqueiros com shows de manobras radicais e acrobacias, chamado de Schin Moto Fest, é outro importante evento da cidade. Realizado no mês de setembro, este encontro reúne mais de 15 mil motociclistas de todo o Brasil.

Aventura

Localizada em uma região montanhosa o município possui diversas atrações naturais.

– Monte da Fé – mais conhecido como Morro da Cruz – um morro com cerca de 630 metros de altitude onde foi construída uma cruz com 35 metros de altura. Localiza-se a 9km do centro.

– Morro Alto da Pedra – à 700 metros acima do nível do mar, é utilizado para decolagens de Asa-delta e de Parapente(voo livre). Localiza-se a 10km do centro.

– Cascata dos Italianos/Linha Caloni – queda d´água com 50m, localiza-se a aproximadamente 12km do centro.

– Cachoeira da Solitária – várias quedas d´água transformam-se em uma cachoeira, formando uma piscina natural entre as pedras e a mata nativa. Localiza-se no interior do município a aproximadamente 6km do centro.

Oktoberfest
Ponto alto da valorização da cultura alemã, a Oktoberfest, grande festa de outubro, que reúne o melhor da tradição, da culinária típica e da alegria deste povo, atrai para a região milhares de turistas de todo o país. Realizada anualmente desde 1988, nesta festa reúnem-se cerca de 200 mil pessoas e são consumidos mais de 200 mil litros de chope por edição. O parque de Eventos Almiro Grings, onde é sediada a festa, acolhe diversas programações da cidade durante todo o ano, e fica aberto ao público para visitação.

Rota do couro / Rota de compras

Igrejinha é estadualmente conhecida pelo turismo de compras de calçados. Localizada na principal rota de acesso à Região das Hortênsias, a cidade é ponto de parada dos turistas para compras de calçados e artigos de couro, nas lojas localizadas as margens da RS-115.

Central de informações turísticas

Além do ponto de obtenção de informações turísticas, oferece aos visitantes produtos artesanais produzidos na cidade, além de um ambiente acolhedor que remete ao tempo da colonização. O prédio, construído em técnica enxaimel, possui 100m² de área.

Horário de Funcionamento: das 9h e 30min às 19h e 30min, sem fechar ao meio dia.

Endereço: Rua Coberta Ary Delmar Koppe, Centro

Fone: 51 3545.3408